sexta-feira, 22 de agosto de 2008



"Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais..."

(Bob Marley)

O Surgimento do Bonsai




A palavra "bonsai" significa "árvore plantada em bandeja". É, portanto, a arte de plantar árvores em vasos pequenos e rasos, com o objetivo de miniaturizá-los, mas conservando seus aspectos naturais.

Esta arte milenar, difundida em todo o mundo, surgiu no século III a.C. na China, e era uma técnica reservada somente para a nobreza.

Por volta do século XII, ela chegou ao Japão através de imigrantes chimeses, mas somente em meados do século XIV os japoneses começaram a dar maior atenção à arte do bonsai. Foi sendo introduzida paulatinamente em todas as classes sociais e, hoje, já se estende por todo o país.

Quando os viajantes ocidentais descobriram o oriente no século XIX, o culltivo do bonsai chegou ao Velho Continente (Europa). Pouco a pouco, apareceram publicações com ensinamentos para se obter árvores miniaturizadas. Em Paris, o florista André Baumann importou alguns exemplares de bonsai para um grupo de interassados nessa cultura oriental. O grande interesse dos ocidentais por miniaturizar árvores cresceu muito, sendo que atualmente, todos os países do ocidente conhecem o sistema e comercializam o bonsai em grande escala. No Brasil, entre os primeiros imigrantes japoneses, estava um jovem ceramista, Jiro Miz. Ele começou, com o passar dos anos, a fabricar vasos para bonsai que não existiam na época. Motivado com a experiência que teve com seu pai e com a ajuda de pessoas mais experientes, introduziu os arranjos de bonsai.

Essa cultura pode ser iniciada a partir de sementes, plantas coletadas num viveiro por enxertia, por alporque ou colhidas na natureza.

Quando se observa um exemplar de bonsai, este deve ser admirado não só pelo tamanho reduzido, mas também pela técnica bem aplicada para miniaturizá-lo.

Em outra postagem, explicarei como cultivar o Bronsai.

(Fonte: Seicho-No-Ie Fonte de Luz; Agosto/2008)