terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bonsai - Como cultivar




Para se desenvolver um bonsai aplicando todas as fases do cultivo (podas aéreas e de raízes, troca de vaso, etc.) é interessante que o iniciante tenha algum conhecimento básico sobre jardinagem e conhecer o manejo da planta escolhida para cultivar como bonsai (escolha uma planta de fácil manejo).


Cuidados Básicos.

Considerando as espécies mais utilizadas para bonsai podemos dividi-las nas classes Exterior e Interior.

* Para EXTERIOR deveremos ter uma exposição a luz solar direta de pelo menos 4 horas diárias. Nesta classe podemos citar como exemplo as coníferas ou popularmente chamados "Pinheiros".

* Para INTERIOR é necessário que o bonsai receba luz direta e/ou indireta durante 4 horas diárias, é aconselhável que uma vez por semana o bonsai seja exposto a luz solar direta, se possível no período da manhã, durante 3 a 4 horas.
* Regar diariamente, mantendo a terra úmida ao toque, porém deve-se tomar o cuidado de não deixar encharcado, água empoçada. Lembre-se que o nível de umidade determinará a periodicidade da rega.
* Bonsai para Interior - Dispor o vaso onde a luz solar seja abundante. Para um melhor desenvolvimento do Bonsai, é aconselhável que seja exposto a luz solar direta pelo menos uma vez por semana, sendo o período da manhã o melhor.
* Bonsai para Exterior - O vaso deve ser disposto em local onde possa receber luz solar direta de no mínimo 4 (quatro) horas diárias.
* Recomenda-se adubar 1 (uma) vez por mês. Pode ser usado Torta de Mamona com Farinha de Osso em proporções iguais, 2 colheres de chá para vaso pequeno (aproximadamente 6x9 cm.), e 3 colheres para vaso grande (20x30 cm.), ou Adubo Líquido NPK (5,5,6) sendo 3cc. para 1 litro de água.
* Devem ser consideradas as características peculiares ao cultivo de cada espécie de planta e muito carinho e dedicação.

(Continua na próxima postagem)


Nenhum comentário: