segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Primeira aula



Tapejara RS, 24 de agosto de 2009. Segunda-feira. O dia oscilou entre nublado e ensolarado.

Caminhos, escolhas, opções... Decidi, com 14 anos de idade, que me formaria professora de educação infantil e séries inicias. Para atuar ou não; o que valia para mim seria a experiência. Hoje percebo que se trata de mais, muito mais que isso.

Foram sete semestres de estudo e preparação. Mesmo assim o frio na barriga é inevitável. Engraçado, mas quando estou nervosa, minha reação é o riso desenfreado. Nada confortante para quem está me acompanhando e não tem a mesma defesa.
Entrar na escola hoje como educadora me fez sentir uma pontinha de realização pessoal; dediquei muito estudo, muito esforço a isso! O sorriso sincero de uma criança nos faz pensar que o sofrimento que se passou ou, se não, o que pode vir, será de qualquer maneira recompensado. O apoio de quem nos acompanhou durante o processo de formação; o carinho daqueles que nos querem bem; ter com quem compartilhar experiências... Isso conforta, alivia.
Estágio é para mim sinônimo de aprimoramento.

Sei que dou o melhor de mim em tudo o que faço. Meus alunos terão o melhor de mim. Quero que me amem enquanto professora, como os amarei como meus alunos.

Bruna Fernanda Suptitz, 18, estágiária de um turma de primeiro (1º) ano, em Passo Fundo RS.

Muito obrigada!

2 comentários:

luna disse...

Estou a finalizar o curso.
Sem duvida que se deve amar e amar para seres um bom educador!!
Quando entras em acção tens uma saudade quando sais do colégio. Estar com crianças é reviver, é um mundo diferente que o do adulto.
Hoje há medo d revelar a criança que há dentro de nós, o que é estupido!!
Continua com essa força que com esse amor vais longe!!

Junie Nunes de Souza disse...

Oi, Bruna!!!

É a primeiro vez que visito o seu blog! Nossa, que coisas lindas o que você escreve!

Deu até vontade de já estar dando aula... Ainda estou estudando e cada vez fica mais real a responsabilidade que terei de enfrentar...

Ler o que você escreveu me passou um pouco mais de tranquilidade. Apesar da distância, parece que está perto, e é bom sentir a experiência de alguém que já está nessa grande missão que é educar!

Parabéns!!!

Que o seu estágio continue sendo esse aprimoramento tão belo para a sua vida!

Espero em breve vê-la pela capital!

Um grande abraço!