domingo, 22 de novembro de 2009

Construindo bases sólidas

Tapejara, 22 de novembro de 2009.
Domingo.
00h29min

Postagem relativa à:
Passo Fundo, 10 de novembro de 2009
Terça- feira.



Na aula de hoje, levei meus alunos pela primeira vez desde que iniciei o meu estágio até a brinquedoteca. Já havia lido algo sobre a sua importância no livro "Dibs em busca de si mesmo" (no momento não me recordo o nome da autora), mas até então não tinha me preparado para levá-los. Incentivada pela prô Ana, e devido ao fato de poucos alunos estarem presentes, decidi que aproveitaria a oportunidade.

Uma vez lá, sentei-me em uma pequena cadeira - o que me deixava mais a altura dos pequenos - e passei a observá-los. o interesse e a curiosidade em descobrir e explorar tudo que ali está presente é fascinante. Trata-se de um mundo de descobertas. Mas um fato em especial prendeu minha atenção...

Com uma caixa cheia de peças, as quais eu conheço por lego, duas crianças desligaram-se do mundo que as cercava e passaram a viver aquela brincadeira, e só. queriam construir uma casa grande, como as que estão acostumadas a ver no caminho para a escola. queriam montar um casa que fosse maior que eles.
As tentativas foram várias, os dois trabalharam em equipe durante todo o processo. E me chamavam para ver o resultado, queriam minha atenção, aprovação, admiração. Mas a obra não sustentava-se em pé por muito tempo. Bastava um sopro do vento vindo da porta, uma batida por descuido, e tudo o que estava em pé ia ao chão. Por que isso? Sem muito pensar, a menina e o menino reiniciavam o processo. Assim seguiram-se algumas entativas; em vão. No final, tudo desabava aparentemente sem causa.

Foi então que surgiu em minha mente a ideia deste relato. Nesta mesma ordem: primeiro, pensei em escrever sobre o que via. Depois, pensei no que escreveria, com detalhes. Por fim, julguei que antes de qualquer coisa, deveria conversar com os pequenos. E o fiz.

"Crianças, antes de começarem a construir a casa de vocês novamente, prestem atenção no que a Prô vai falar. Todas as estruturas que servem como base para a construção de alguma coisa, como a casa ou a escola, elas precisam ser sólidas, firmes. Desta maneira, o que estiver em cima delas não cederá com facilidade. De nada adianta vocês iniciarem a obra com apenas duas ou três peças e aumentarem esta quantidade em seguida, apenas para que a casa fique alta. É preciso e importante que ela esteja e firme, embora não seja tão alta. só assim poderão fazer uma casa que não cairá facilmente."

O resultado... Bem, foi justamente o esperado: Um construção firme e duradoura. É assim com a vida, e cedo ou tarde estes dois irão aprender. Todos eles irão aprender. Para tudo o que construímos, a bases precisam ser sólidas. Uma casa, um prédio, um relacionamento, um projeto pessoal, a realização profissional. É imprescindível que comecemos bem, que firmemos bem nossas escolhas em um solo firme (redundância) para ver os bons resultados daquilo que construímos.

Tanto esta, como qualquer outra escrita, deveria ter sido redigida - ou simplesmente rascunhada - no mesmo dia em que planejada. A emoção transmitida certamente seria maior.

Nenhum comentário: