sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ética na educação


Ética na educação

O tema da redação da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio instigou os estudantes de todo o Brasil a falarem sobre a ética. O indivíduo frente à ética nacional. E como refletir o assunto sem sequer pensar em nossos governantes?
O próprio ENEM pode ser tomado como base para a discussão: o programa, que tem intrínseco em seu caráter o objetivo de garantir o acesso ao ensino superior àqueles que não teriam condições próprias para isso, transformou-se em um concurso eliminatório, que reforça o descaso dos nossos representantes para com a educação. De nada adianta transferir para uma prova, uma bolsa de estudos, a responsabilidade pela educação de base precária. Essa pode ser encarada como uma medida provisória, mas não a solução propriamente dita. A melhor maneira de se obter bons resultados seria oferecer as condições mínimas para uma educação de qualidade desde o início do Ensino Fundamental até o fim do Ensino Médio, seja ele particular ou público. A maior parte das pessoas que buscam uma bolsa do governo para custear os estudos universitários provém deste segundo grupo citado. Mas é isso que de fato acontece?
Estudantes com melhores condições, que puderam dedicar-se inteiramente aos estudos para a realização das provas dos últimos dias cinco e seis, por vezes até em cursinhos pré-vestibulares, certamente obtiveram melhores resultados. Mas o objetivo implícito neste exame não é o de avaliar o rendimento perante os conhecimentos obtidos durante o Ensino Médio? Os alunos que realizaram o teste baseando-se apenas neste princípio não sairão prejudicados?
Espero, como estudante, que a maneira de avaliar os alunos brasileiros se torne mais justa para todos os que dela participam. Que as avaliações percam o caráter eliminatório que assumiram, e se tornem colaboradoras da massa jovem que busca acesso ao ensino superior. Assim como eu.

Bruna Fernanda Suptitz

Um comentário:

Junie Nunes de Souza disse...

Concordo com você, Bruna! Parabéns pelo texto! Está maravilhoso!