quinta-feira, 28 de abril de 2011

Módulo Rádio

(Postagem orinalmente publicada no blog Jornalismo Famecos no dia 18 de maio de 2010.)

Assim como o jornal impresso, o rádio também tem seus concorrentes e possíveis substitutos. Mas espera aí, estamos falando de substitutos do que mesmo? Do rádio ou da rádio?

O aparelho eletrônico com o qual estamos acostumados a ouvir a programação das emissoras de rádio não caracteriza esse veículo de comunicação. Embora tenha se convencionado que as transmissões sejam levadas até o ouvinte através deste equipamento, ele, o aparelho de rádio, assim como o jornal em papel, não passa de um canal. Com o surgimento de tecnologias digitais como o MP3 (MP4, MP5...), que permitem armazenamento de música em grande quantidade e sua reprodução automática, e a transferência dessa função também para o celular (é difícil hoje imaginar alguém sem um), tudo o que fugir ao portátil parece ser considerado descartável.

Exagero de minha parte?

Já ouviste falar em Podcasting, caro amigo estudante de jornalismo? Uma novidade tecnológica nem tão recente assim, que surge como uma opção, uma alternativa, que vale a pena coferir.

O Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital pela internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.

Se algum dia outros formatos de reprodução de som irão substituir o aparelho do rádio, e se a facilidade oferecida pela internet vai com acabar de vez com os estúdios e tranformar qualquer canto em um transmissor de música e notícia? Não sei, mas conforta saber que, para isso acontecer, é preciso que alguém o faça. E lembrar que estamos estudando, nós, alunos da Famecos, para nos tornarmos produtores de conteúdos, não interessando em qual veículo ele será transmitido.

Nenhum comentário: