sábado, 13 de fevereiro de 2010

Como é calculado o dia do carnaval (e da páscoa)?

O título é bem sugestivo e a resposta bem objetiva. Para quem tem curiosidade em saber e fica louco com os cálculos gregorianos que encontra como resposta no google.

Li sobre isso muito tempo atrás no caderno Kzuka do Jornal Zero Hora.

E vou escrever aqui exatamente o que me lembro da matéria, o que torna a compreensão mais fácil do que qualquer explicação científica para o fato.

Primeiro determina-se a data para a páscoa. Ela não é fixa, varia todos os anos. Por quê? Para confundir a cabecinha das crianças? Para acelerar ou diminuir o ritmo da produção de ovinhos na fábrica do coelhinho? Não, o branquelo orelhudo não tem relação nenhuma com isso. A páscoa caí sempre no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de março (início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul), que ocorre próximo ao dia 21 de março. Partindo desta data, contam-se 47 dias antes, que determinará o dia do carnaval. Se, partindo da data da páscoa, contarem-se mais 60 dias, então se terá encontrado a data do feriado de Corpus Christi. Quem determinou isso? Não sei, foge ao meu conhecimento.

Carnaval em 2010: 16/02
Páscoa em 2010: 04/04
Corpus Christi em 2010: 03/06

Espero ter ajudado, informado, enfim, contribuído de alguma forma com mais esta postagem. Faz parte da filosofia da madruga.